Importância do jornalismo cidadão
Campanha sobre a importância do jornalismo cidadão .
Segundo pitanga
“ jornalismo se distanciou do objetivo primeiro, que é a conversa com os cidadãos”, justifica.
Como uma tentativa de reverter esse quadro, o jornalismo cidadão se propõe a ser “uma prática dialógica, horizontalizada, democrática entre o jornalista e o público.
Trata-se de promover uma cidadania participativa e promover um pensamento crítico.
Na internet as notícias se propagam de forma mais rápida e atingem a leitura de um público maior.
Através dos fóruns e comentários, as pessoas apresentam seus pensamentos e debatem sobre determinado assunto.
Com maior movimentação de informações no meio digital,os internautas podem enviar para os canais de comunicação fotos e vídeos de um acidente que acabou de acontecer, por exemplo.
Desta forma, a tese de Pitanga também ressalta o valor colaborativo entre os jornais e a população, pois qualquer pessoa pode contribuir para a construção da notícia.
O jornalismo cidadão é importante para promover o exercício da cidadania, pois cria diálogos e debates sociais.
campanhas eleitorais são momentos altos no jornalismo que requerem
preparação dos jornalistas e das suas equipas, de forma que seja efetuada uma boa
cobertura das mesmas.
As intervenções políticas com o complemento dos jornalistas
tornam a mensagem eleitoral mais eficaz, através dos órgãos de comunicação social.
“É por isso nos olhos de um leitor que folheia um jornal, no ouvinte da rádio que
acompanha as palavras dos políticos,mas, acima de tudo, no telespectador que vê e
ouve a mensagem que os candidatos se concentram quando chega a hora decisiva( Couto ).
A campanha eleitoral caracteriza-se pela “luta” dos candidatos para ocuparem
um determinado lugar, apostam oque é necessário para serem a cara principal dos
holofotes televisivos.
A fonte principal de informação, e sobretudo da mensagem politica,é a televisão,
fonte decisiva para os eleitores decidirem em quem vão votar.
A cobertura das campanhas são acontecimentos planeados com cuidado pelos
órgãos de comunicação social.
Os candidatos estão submetidos às agendas noticiosas e
dessa forma os jornalistas, repórteres de imagem, foto jornalistas e os meios técnicos
são enviados para o terreno, com o objetivo de fazer chegar à televisão as mensagens
eleitorais.
Os jornalistas têm o trabalho de contar histórias através da palavra política.
Sendo o jornalista o principal responsável pela
transmissão da campanha eleitoral tem o “dom”de contar a história de cada
candidato através da escolha das palavras certas.
Fonte ;Pitanga e Ana Francisca Ramos .
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